Alfa Bisabolol: O que é, para que serve e dosagem

O Alfa-Bisabolol Natural de Candeia é um fluido oleoso transparente extraído das flores da Camomila, as quais contêm em média 30% do princípio ativo.

Atualmente, o Alfa-Bisabolol Natural é produzido a partir do tronco da árvore Candeia (Eremanthus erythropappus), espécie esta encontrada aqui em território Brasileiro, mais especificamente na Serra do Espinhaço, na Mata Atlântica.

Este composto exibe várias propriedades farmacológicas, como atividades analgésica, antibiótica, cicatrizante, antimicrobiano, bacteriostático, anti-irritante e anticancerígena.

O órgão americano responsável pela regulação de medicamentos, Food and Drug Administration (FDA), concedeu a este constituinte o status de ‘extrato seguro’, o que promoveu seu uso como ingrediente ativo em vários produtos comerciais.

A dosagem do Alfa-Bisabolol costuma variar, mas basicamente segue os padrões abaixo:

  • Formulações Cuidados da Pele: de 0,1 a 0,5%
  • Desodorante: 0,5%

O que é Alfa-Bisabolol?

O Alfa-Bisabolol é utilizado para diversos medicamentos da indústria farmacêutica, além de ser empregado como substituto do Azuleno.

Os cosméticos para profilaxia e cuidados da pele contém esse composto devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

O Alfa-Bisabolol possui eficácia comprovada, é inócuo dermatologicamente e não tóxico, além de ser compatível com inúmeras bases cosméticas.

Características do Alfa-Bisabolol

A aparência do Alfa-Bisabolol consiste em um líquido oleoso transparente, de cor límpida a amarelada, perfume doce, floral e amadeirado.

O alfa-bisabolol é indicado para produtos de higiene e cuidado de crianças, para cremes para pele delicada, bronzeadores, protetores solares, loções pós-sol, pós-barba, pós-depilação, creme dental, enxaguatório bucal, protetores labiais, entre outros.

Para que serve 

Cada vez mais, evidências sugerem que muitas doenças degenerativas, como disfunção cerebral, câncer, doenças cardíacas e declínio do sistema imunológico, podem ser o resultado de danos celulares causados ​​por radicais livres, e que os antioxidantes podem ter um papel importante na prevenção de doenças. Por isso o uso de Alfa-Bisabolol oferece uma gama de resultados positivos nos cuidados com o corpo e com a manutenção da saúde.

Confira o efeito do Bisabolol na Hiperpigmentação da Pele.

A Hiperpigmentação é o aumento da atividade enzimática melanogênica que ocasiona o escurecimento de uma área da pele. Diversos fatores, como desordens cutâneas inflamatórias, contato alérgico e dermatite de contato por irritante, são as principais causas de hiperpigmentação.

Existem vários tipos de hiperpigmentação (manchas) da pele, caracterizada pelo aumento da síntese de melanina e consequente sua deposição de forma irregular na pele, tais como sardas, hiperpigmentação UV-induzida, lentigos senis e melasma. Estas hiperpigmentações podem causar significativo dano psicológico aos seus portadores.

Nos Estados Unidos, foi realizado um estudo para determinar o efeito de despigmentação do a-bisabolol utilizando dois ensaios diferentes. Ambos os resultados indicaram que o a-bisabolol inibe a ativação do CRE induzida pelo a-MSH. Similarmente, o composto reduziu o conteúdo de melanina induzido por um-MSH, podendo se dizer então que o Alfa-Bisabolol é um ótimo agente clareador de pele.

Produtos que podem conter alfa-bisabolol

O Alfa-Bisabolol pode ser incorporado facilmente em produtos cosméticos por apresentar boa estabilidade, ou seja, sob condições normais de fabricação e armazenamento, não apresenta mudança de coloração nem reage com os ingredientes usualmente utilizados em cosméticos e suas embalagens        

Maquiagem, creme dental, creme para as mãos, lenços umedecidos para maquiagem, creme para noite, protetor, tonificante (tanto para rosto como para o corpo), creme peeling de limpeza e estímulo da circulação, creme pós-cirúrgico, lenços umedecidos para limpeza do bebê, óleo de limpeza de bebê, líquido para limpeza de pele, loção antiacne, loção capilar, loção hidratante pós-sol, pós-depilação e cremes ou loções pós-barba.

Armazenamento Alfa-bisabolol

Assim como a maioria dos medicamentos, deve-se evitar exposição excessiva ao calor ou umidade pois pode alterar as estruturas físicas-químicas do medicamento e assim, comprometer sua eficácia e segurança.

É por esta razão medicamentos devem sempre ser mantidos em locais frescos, secos e protegidos da luz. Vale à pena atentar-se ao fato de manter todos os medicamentos fora do alcance das crianças, em gavetas ou armários trancados, ou mesmo em prateleiras mais altas.

Dosagem do Alfa-Bisabolol

Um estudo demonstrou que o Alfa-Bisabolol, mesmo a baixas concentrações, inibe o crescimento de bactérias gram-positivas.

A concentração de 0,5% pode ser considerada para uso cosmético como dose mínima eficaz contra Staphylococcus epidermidis e Corynebacterium. É indicado em concentrações que variam entre 0,1 a 1,0% em cremes, loções, géis, géis-creme, séruns e pomadas.

Alfa-Bisabolol Manipulado

O Alfa-Bisabolol da Derma Marengo possui laudo de pureza. Esse laudo é muito importante para escolha da farmácia de manipulação que cuidará de seu medicamento ou cosmético, afinal te garante que todas as propriedades farmacológicas existentes no Alfa-Bisabolol estarão de fato presentes no seu produto manipulado.

O Alfa-Bisabolol só pode ser comercializado com a retenção da receita branca de seu médico, no entanto pensando em sua praticidade, a Derma Marengo aceita uma foto da receita médico no ato de seu pedido e você entrega a original apenas quando entregarmos o medicamento em sua residência ou você pode passar em nossa farmácia para retirar seus produtos.