O medicamento Orlistat emagrece ? Conheça as indicações

Você deve estar se perguntando se o Orlistat emagrece e se vale à pena fazer uso desta medicação! Preparamos este artigo que cobre os principais pontos sobre o Orlistat! Boa leitura!

O que é Orlistat?

O Orlistat é um medicamento que pode ajudar na perda de peso e funciona bloqueando produtos químicos (enzimas) que digerem a gordura em seu intestino. Quase um terço da gordura que você come é “neutralizada” pelo Orlistat. A dose padrão é comercializada em cápsulas de 120 mg.

Embora seja necessário que paciente faça uma avaliação médica detalhada para avaliar caso a caso, em geral são administradas três cápsulas por dia, juntamente com as refeições. No entanto, não é recomendado tomar se não houver gordura ou se o paciente pular uma refeição.

Para que o Orlistat possua uma ação ainda mais eficaz e permita ao paciente atingir os resultados com mais eficácia, veja algumas dicas sobre como reduzir o consumo de gordura diária:

 Substitua a margarina por manteiga, pois a margarina passa por um processo químico para ficar sólida – a hidrogenação gera as chamadas gorduras trans que aumenta o LDL e diminui o HDL (colesterol bom);

 Escolha cortes de carne magra e corte a gordura visível. Evite a pele de frango e torresmo da carne de porco;

 Evite adicionar gordura / óleo ao cozinhar e prefira grelhar, assar, utilizar equipamentos como “air-fryer” ou micro-ondas;

 Escolha alimentos lácteos com baixo teor de gordura, como leite semidesnatado ou desnatado, iogurtes e queijos de baixa caloria;

 Escolha condimentos com menos de 5 g de gordura para cada 100 g de molho.

Mas e então, o Orlistat funciona mesmo?

Estudos têm demostrado que, em média, o Orlistat pode contribuir para a perda de até 10% do peso corporal, em um período de seis meses.

É importante destacar que o paciente não pode relaxar sua dieta redutora de peso, pois o medicamento por si só não fará “milagres”. Para perder peso, é necessário o controle nutricional, combinado com a prática regular de exercícios.

Lembre-se, o Orlistat impede que apenas parte da gordura que você come seja absorvida (pouco menos de um terço).

Quando o Orlistat é prescrito?

O Orlistat é recomendado apenas para pessoas com um determinado índice de massa corporal (IMC). Para um médico prescrever o medicamento, ele precisa ter certeza de que o paciente tentou mudar sua dieta e aumentar seus níveis de atividade física em primeiro lugar.

Normalmente, espera-se que os médicos usem as seguintes diretrizes ao prescrever o Orlistat:

Seu IMC:
 Deve ser de 30 ou acima; ou
 Deve ser de 28 ou acima, e você tem uma condição médica que se beneficiaria com a perda de peso (como diabetes ou pressão alta);

 Você deve perder pelo menos 5% do seu peso em três meses a partir da data de início; se não perder ou tiver dificuldades para a redução, o tratamento deverá ser interrompido e outras formas, medicamentos e metodologias deverão ser consideradas.

Por quanto tempo eu posso ou devo tomar o Orlistat?

Se o paciente perdeu 5% do seu peso dentro de três meses, não há restrições com relação ao tempo ao qual o medicamento pode ser prescrito. No entanto, a maioria dos médicos irá rever o tratamento regularmente e decidirá se ainda é apropriado para o paciente continuar a tomar. O tratamento pode durar até 1 ou 2 anos, às vezes até mesmo mais, se o paciente tiver muito peso a perder.

É possível o Orlistat sem a receita do médico?

A automedicação não é indicada e não deve ser realizada, no entanto o medicamente Orlistate está disponível para venda em todas as farmácias e você não precisa de receita médica para comprá-lo. O Orlistat é vendido das versões de embalagem contendo 21, 30, 42, 60, 84 ou 90 cápsulas / comprimidos.

É possível ainda manipular o medicamento Orlistat, no entanto algumas farmácias de manipulação têm o procedimento padrão de solicitar a receita médica para conferência do medicamento encomendado ou solicitado.