O que é Minoxidil, para que serve e como aplicar

Atualmente, a preocupação com a queda de cabelo é uma das mais comentadas entre homens e mulheres. Dessa forma, o Minoxidil, remédio aplicado em tratamentos de crescimento capilar,tem ganhado popularidade.

A eficiência do Minoxidil tem se mostrado alta. Cerca de 40 % do público masculino relata crescimento após três a seis meses de cuidados. Assim sendo, o remédio não possui resultados imediatos. Ele deve ser usado continuamente para que o suporte e crescimento de novos folículos.

Minoxidil funciona mesmo?

Como dissemos, com tantos relatos positivos, podemos dizer que o Minoxidil funciona. Contudo sua função no organismo não é totalmente compreendida.

O Minoxidil abre canais de potássio a fim de promover hiperpolarização das membranas celulares. Para simplificarmos, o que isso quer dizer, o Minoxidil amplia os vasos sanguíneos, permitindo que mais nutrientes e oxigênio sendo encaminhados os folículos.

O Minoxidil fortalece o folículo em fase telógena para que se tornem pêlos mais grossos em fase anágena. Ou seja, o tratamento não permitirá crescer cabelos “do zero”, mas sim o fortalecimento e aceleração dos folículos que já estão lá. Assim sendo, nos casos de perda capilar acentuada que não se busca o tratamente prontamente, o Minoxidil pode não ser eficiente. 

Os melhores resultados do uso de Minoxidil geralmente ocorrem nas pessoas que fazem o tratamento cedo, isto é, que estão sofrendo com a perda capilar há menos de 5 anos.

Como usar minoxidil manipulado no cabelo e na barba?

Não existe um método de aplicação orientado pela bula do Minoxidil. Porém as aplicações e cuidados geralmente se dão dessas formas:

  • Caso lave os cabelos antes da aplicação, não utilize shampoos que possuem silicone. Dê preferência aos produtos suaves e neutros.
  • A mesma orientação também vale para a barba. É opcional lavar o rosto antes de aplicar o Minoxidil. Contudo, se for utilizar sabonetes, opte pelos neutros.
  • Além disso, supondo que você optou por lavar seu cabelo ou barba antes da aplicação, não esqueça de secá-los completamente.
  • Para fazer efeito na pele do paciente, também  é recomendado que não lave ou retire o produto por pelo menos quatro horas após à aplicação.
  • Se você também utiliza outros cosméticos ou faz uso de tinturas fique tranquilo(a). Eles não vão retardar os resultados do Minoxidil.
  • Por outro lado, a recomendação para a utilização de cremes ou outros dermocosméticos também é de quatro horas após a aplicação do Minoxidil.

Por fim, para evitar irritações no local, evite deixar quaisquer resquícios do Minoxidil no couro cabeludo ou pele antes de aplicar qualquer produto químico.  Se possível, evite fazer as duas aplicações no mesmo dia.

Como aplicar

A aplicação do Minoxidil é simples, veja as orientações para barba e cabelo.

Como aplicar minoxidil no cabelo

Apenas 1 ml de Minoxidil aplicado duas vezes ao dia é necessário para obter bons resultados. Aplique o remédio sobre a região calva e faça movimentos circulares com o dedo de 30 a 60 segundos.

Como aplicar minoxidil na barba

Com a mesma dosagem do cabelo, aplique o produto onde você deseja preencher a barba. Massageie o local por 5 minutos.

Contraindicações e efeitos colaterais

Assim como qualquer remédio, o Minoxidil também possui alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são irritação na pele, no olho, coceira e vermelhidão.

Se você está disposto a fazer o tratamento, saiba que alguns “pelos indesejados” também podem surgir.

Por ser um vasodilatador, mesmo que menos comuns, quem usou o Minoxidil  já relatou reações alérgicas, dificuldade respiratória, aperto no peito, inchaço na boca e outras regiões da face, tontura, taquicardia e dor de cabeça.

Tenha paciência pois os resultados vêm a longo prazo! A perda de cabelo temporária também é uma consequência comum no início do tratamento. Dermatologistas observam esse efeito como algo natural, descrito como “derramamento”.

O Minoxidil via oral também pode trazer efeitos colaterais que se assemelham ao passado na pele. Entre eles, inchaço da face, aceleração cardíaca, tonturas e necrose focal do músculo papilar.

Analisando tudo, é possível concluir que o Minoxidil tem efeitos colaterais mais comuns e outros mais raros. Por isso é  importante nunca se automedicar. Busque um dermatologista ou médico especialista, pois ele poderá te orientar a fazer o tratamento sem que assuma nenhum risco de saúde.

Minoxidil manipulado

A empresa Kirkland é pioneira na produção e uma das mais utilizadas por quem vai fazer o tratamento com Minoxidil. Entretanto, além de ser custosa por ser importada, ela não é a única que pode te trazer resultados.

Na Derma Marengo, nós manipulamos o Minoxidil com altíssima qualidade e processos avançados e certificados internacionalmente.

Comprando Minoxidil manipulado na Derma Marengo você tem a certeza de que está comprando um produto que não deixa nada a desejar em relação aos medicamento referência do mercado, e ainda com um custo muito mais vantajoso.

Solicite seu orçamento! Basta entrar em contato conosco para receber um atendimento premium e personalizado. Solicite hoje o seu orçamento.