O que é Selênio e quais seus benefícios

O selênio é um mineral encontrado no solo, que aparece naturalmente na água e em alguns alimentos. Embora não seja vital, o selênio desempenha um papel fundamental no metabolismo

O que é Selênio

O selênio atraiu a atenção das pessoas devido às suas propriedades antioxidantes que protegem as células contra danos.

A evidência de que os suplementos de selênio podem reduzir as chances de câncer de próstata tem sido mista, mas a maioria dos estudos sugere que não há benefício real. O selênio não parece afetar o risco de câncer colorretal ou pulmonar.

Entre pessoas saudáveis ​​nos EUA, as deficiências de selênio são incomuns. Mas algumas condições de saúde – como doença de Crohn – estão associadas a baixos níveis de selênio.

As pessoas que são alimentadas por via intravenosa também estão em risco de baixo nível do mineral. Os médicos às vezes sugerem que pessoas com essas condições usem suplementos de selênio.

Por último, o selênio também foi estudado para o tratamento de dezenas de condições. Eles variam de asma a artrite, a caspa e a infertilidade. No entanto, os resultados são inconclusivos.

Alimentos que contém selênio

O conteúdo de selênio dos alimentos é amplamente dependente da localização e das condições do solo. Boas fontes alimentares naturais de selênio incluem:

Nozes, Castanha do Pará, peixes de água doce e salgada (atum e bacalhau são alguns exemplos), ostras, carne bovina e de aves, grãos, arroz, farinha de trigo e até mesmo o nosso queridinho pão francês.

Também estão nesta lista: Ovos, queijos, sementes de girassol, cogumelos, centeio e aveia.

Vale lembrar que ao optar por ingerir selênio através da alimentação, vale à pena escolher os alimentos integrais, pois são as melhores fontes.

Isso porque o mineral pode ser destruído durante o processamento fazendo com que a ingestão do alimento seja em vão para o propósito do selênio. Já ingerido junto das fibras, melhora a absorção.

Para que serve, quais os benefícios do selênio

O Selênio deve fazer parte de nosso cotidiano, principalmente pelos diversos benefícios oferecidos pelo mineral. Acompanhe alguns dos principais benefícios aqui:

Benefícios Endocrinológicos

O selênio é capaz de produzir e estimular o sistema endócrino, particularmente à glândula tireóide. Regulando e mantendo-a em funcionamento pleno!

Melhora de Massa Magra ou Massa Muscular

Assim como os demais antioxidantes, o selênio oferece aos músculos proteção contra os radicais livres que são liberados após o treino de resistência muscular.

Prevenção contra o Câncer

O selênio melhora a qualidade do trabalho celular e é justamente por isso que favorece a manutenção do ciclo de vida ideal de uma célula, desempenhando um papel de extrema importância na prevenção contra o câncer.

Maior Imunidade

Doenças comuns, porém, também são prevenidas pelo selênio. O estímulo ao funcionamento do sistema imunológico se destaca.

Combate aos Radicais Livres

O combate aos radicais livres e a seus danos é, também, um dos benefícios mais significativos do mineral selênio.

Prevenção de Doenças Cardiovasculares

O selênio e seus nutrientes oferecem muitas funções que protegem o sistema circulatório.

Maior Imunidade

Doenças comuns também são prevenidas pelo selênio. O estímulo ao funcionamento do sistema imunológico se destaca oferecendo assim proteção a uma grande gama de doenças.

Perda de Peso

É claro que não poderíamos deixar de comentar os benefícios do selênio na perda de peso!

Os benefícios do selênio são claramente significativos do ponto de vista hormonal. Através da glândula tireóide, pequenas quantidades do mineral podem influenciar o emagrecimento em relação a outros minerais. 

Como tomar

A dose diária recomendada (IDR) define a quantidade total de selênio que você deve obter dos alimentos e de quaisquer suplementos que você ingere.

A maioria das pessoas pode obter sua IDR de selênio de alimentos. Em alguns estudos para determinar se o selênio poderia ajudar na prevenção do câncer de próstata, os homens tomavam 100 microgramas diariamente.

Contraindicações e cuidados

Tomado em doses normais, o selênio não costuma ter efeitos colaterais. Uma overdose de selênio pode causar mau hálito, febre e náusea, assim como problemas no fígado, nos rins e no coração e outros sintomas. Em níveis altos o suficiente, o selênio pode causar a morte.

O selênio também pode interagir com outros medicamentos e suplementos, como alguns antiácidos, medicamentos quimioterápicos, corticosteróides, niacina, estatinas que reduzem o colesterol e pílulas anticoncepcionais.

Suplementos de selênio podem estar associados ao risco de câncer de pele (carcinoma de células escamosas), então pessoas com propensas a essa doença não devem tomar esses suplementos.

Selênio manipulado

É verdade que o mercado de suplementação de minerais conta com muitas opções, marcas importadas e até mesmo mais naturais. No entanto, a escolha do Selênio que irá fazer uso é tão importante quanto a decisão de passar a ingerir o material.

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